A C A D E M I A   C A R I O C A   D E   L E T R A S

 HOME     |     HISTÓRIA     |     DIRETORIA     |     ACADÊMICOS     |     AGENDA     |     INFORMATIVO     |     REVISTA    |     CONTATO

 

Cadeira 35

Patrono: Luís Carlos

Ocupantes: Bernardino José de Souza, M. Paulo Filho, Lasinha Luiz Carlos, Ovídio Cunha, Luís Ivani de Amorim Araújo

 Acadêmica atual: Maria Beltrão

 

Breve Biografia de Maria Beltrão


Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1934.

Iniciou sua carreira em 1955, ao concluir o bacharelado e o licenciamento em Geografia e História na Faculdade Fluminense de Filosofia. Tornou-se Doutora em Arqueologia (1969) e em Geologia (1998) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bolsista do CNPq na categoria Pesquisador Sênior desde 2007.

Orientadora de teses de mestrado e doutorado no Brasil e no exterior foi aluna de A. Leroi-Gourhan, Roger Bastide, B. Champault, Anette Laming-Emperaire e, depois, colaboradora desta última. Foi aluna do Prof. Dr. Wesley Hurt da Universidade de South Dakota e sua colaboradora em diversos trabalhos de pesquisa. Foi contemporânea de eminentes antropólogos, como Luiz de Castro Faria e coordenadora, pelo Brasil, da Missão Franco-Brasileira, em Lagoa Santa, de 1970 até 1977.

Publicou no Brasil e no exterior 14 livros - o mais recente lançado em junho de 2014 -, 17 capítulos de livros e mais de 300 trabalhos. Já realizou cerca de cem exposições voltadas para a divulgação da ciência. É Membro do Conselho Permanente da Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques (UNESCO); Sócia Fundadora da SAB; Regular Member da Society for American Archaeology; Consultora ad hoc do CNPq; integra o Quadro de Consultores Científicos da FINEP; Membro do Conselho Permanente da Association Internationale pour l’Étude de la Paléontologie Humaine (UNESCO); Membro Efetivo das Academias: Brasileira de Arte, Fluminense de Letras, Brasileira de Ciências Morais e Políticas, Brasileira de Filosofia, Carioca de Letras, de Letras de Irecê, Portuguesa da História e de Letras da Bahia.

É correspondente estrangeiro do Institut d’Histoire de Cognac et du Cognaçais, France; Membro Titular do IHGB, de sua Comissão Permanente de Arqueologia e Etnografia, Coordenadora da Diretoria de Projetos Especiais, e por representação no Conselho de História do Museu Histórico Nacional (Portaria nº 16/98). Foi presidente do PEN CLUB do Brasil do qual é Membro Honorário. É Miembro Correspondiente da Real Academia de la Historia, Madri, Espanha. Foi condecorada com a Ordem de Chevalier des Arts et des Lettres, pelo governo francês por seu trabalho em prol do incentivo e promoção da cultura. Foi escolhida Mulher do ano – 1980 – na Área de Ciências pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil. É Membro do Conselho Editorial da Revista Científica do Centro de Arqueologia e Antropologia de Paulo Afonso da Universidade do Estado da Bahia (CAAPA/UNEB/Campus VIII). Em 1982, criou e até hoje coordena o Projeto Central, desenvolvido no município de Central/BA onde idealizou e implantou o Museu Arqueológico de Central. Do mesmo modo foi responsável pelo estabelecimento do Museu da Terra no município de Luís Eduardo Magalhães.

Atualmente Maria Beltrão continua realizando escavações arqueológicas pelo interior do Brasil, com destaque para o sítio arqueológico Toca da Esperança, na Bahia, em busca de vestígios dos primeiros habitantes do continente americano. No Rio de Janeiro é a atual diretora do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, onde desenvolve projetos ligados à promoção e divulgação da arqueologia junto a diversos públicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 HOME     |     HISTÓRIA     |     DIRETORIA     |     ACADÊMICOS     |     AGENDA     |     INFORMATIVO     |     REVISTA    |     CONTATO


 Academia Carioca de Letras - Rua Teixeira de Freitas, 5 - Sala 306 - 3º Andar - Rio de Janeiro/RJ  -  CEP-20021-350
Tel. (21) 2224-3139 - academia@academiacariocadeletras.org.br
© 2012 Web Site - Equipe Academia Carioca de Letras - Direitos Reservados