A C A D E M I A   C A R I O C A   D E   L E T R A S

HOME     |     HISTÓRIA     |     DIRETORIA     |     ACADÊMICOS     |     AGENDA     |     INFORMATIVO     |     REVISTA    |     CONTATO

 

Cadeira 36

Patrono: Lima Barreto

Ocupantes: Phocion Serpa, Joaquim Thomaz de Paiva, Geraldo de Menezes

 Acadêmico atual: Domício Proença Filho

Professor Emérito e Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense, aposentado. É Doutor e Livre-docente. Professor da disciplina e de língua portuguesa durante dezenas de anos em várias universidades, entre elas a UFRJ e a PUC-Rio, e em inúmeros estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Na condição do Professor Titular convidado (Gastprofessor), ministrou cursos de literatura Brasileira na Universidade de Colônia, na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen e na Universidade de Tübingen. Participou, como conferencista e debatedor, de seminários em Lisboa, Coimbra, Porto, Colônia, Roma, Bolonha, Madrid e Salamanca. Proferiu conferências em Tübingen e em Munique. Ministrou cursos de comunicação na empresa e de redação de relatórios técnicos na Petrobrás e no BNDES e cursos de atualização em língua portuguesa para 18 mil docentes na Universidade do Professor do Estado do Paraná.

Crítico e ensaísta, é autor de 55 livros, entre eles Estilos de época na literatura (15ª ed, 4. reimpr. 2002) um clássico da literatura paradidática, A linguagem literária (8.ed. 2011, Pós-modernismo e literatura, 3.ed., esgotado). Tem dezenas de textos publicados no Brasil e no exterior. Organizou e publicou também várias seleções de textos com estudos críticos, entre as quais Os melhores contos de Machado de Assis, (13.ed., Global, 2001) , A poesia dos Inconfidentes, (2 ed. 2002), Antologia didática de Rubem Braga (7.ed., 2004), Concerto a quatro vozes (2006); O Arcadismo (2007).

Poeta, lançou O cerco agreste, Dionísio esfacelado – Quilombo dos Palmares e Oratório dos Inconfidentes (duas edições), todos esgotados. Vários dos seus poemas encontram-se traduzidos em italiano. O Oratório foi objeto de teses de pós-graduação.

Ficcionista, é autor do premiado Breves estórias de Vera Cruz das almas, esgotado, de O cotidiano dos deuses - estórias da mitologia, esgotado, do romance Capitu-memórias póstumas, (3 ed. 2005, ed. italiana, 2006), do texto para leitura dramatizada deste mesmo romance e de três histórias da mitologia ficcionalizadas, ed. Global: Eu, Zeus, Os deuses menos o pai e Nós as deusas do Olimpo, em 2. edição.

Na área de língua portuguesa, é autor de Por dentro das palavras da língua portuguesa e de vários livros didáticos, entre eles as séries Comunicação em português, 4 volumes, que, lançada em 1969, permaneceu em catálogo por mais de vinte anos, adotada por centenas de estabelecimentos de ensino; Língua portuguesa, comunicação, cultura, 4 v. e Noções de gramática em tom de conversa. Em 2010, publicou Nova ortografia da língua portuguesa-guia prático. Tem, no prelo, mais um volume dedicado à nova ortografia.

Promotor cultural, criou, em 1982, a Bienal Nestlé de Literatura, que coordenou em 1982 e 1984, e dezenas de projetos desenvolvidos pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Foi Curador da Exposição Mário no Rio, da Biblioteca Nacional e da Exposição sobre o Naturalismo, da Casa de Rui Barbosa. Integrou a Comissão Organizadora da Participação do Brasil na Feira de Frankfurt.

Idealizou e produziu para o Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC as séries “Nos caminhos da comunicação” e “Os romances de Érico Veríssimo”. Foi diretor de texto da Enciclopédia Século XX, para a qual escreveu também os verbetes das áreas de Teoria Literária e de Literatura Brasileira.

É autor do argumento e do roteiro do Documentário “Português – a língua do Brasil”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

Participou, entre outros, do Júri do Prêmio Camões e da Comissão Julgadora dos Prêmios da Fundação Biblioteca Nacional.

Exerceu inúmeros cargos na administração pública, entre eles, durante oito anos, o de Secretário do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, ocasião em que foi secretário-executivo da revista do colegiado, e o de Subsecretário de Educação e Cultura da Cidade do Rio de Janeiro além da Chefia do Departamento de Literatura do Instituto de Letras da UFF e da Coordenação de pós-graduação da área de Literatura Brasileira da mesma universidade durante vários mandatos.

Foi agraciado com a Medalha Tiradentes e com a Medalha Pedro Ernesto, por serviços prestados à Educação e à cultura e com a Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil.

É membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasileira de Filologia, da Academia Carioca de Letras, da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá e do PEN Clube do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HOME     |     HISTÓRIA     |     DIRETORIA     |     ACADÊMICOS     |     AGENDA     |     INFORMATIVO     |     REVISTA    |     CONTATO


 Academia Carioca de Letras - Rua Teixeira de Freitas, 5 - Sala 306 - 3º Andar - Rio de Janeiro/RJ  -  CEP-20021-350
Tel. (21) 2224-3139 - academia@academiacariocadeletras.org.br
© 2012 Web Site - Equipe Academia Carioca de Letras - Direitos Reservados