HOME   |    HISTÓRIA   |    DIRETORIA   |    ACADÊMICOS   |    FOTOS   |    EVENTOS   |    AGENDA   |    INFORMATIVO   |    REVISTA     
Clique aqui para acessar




LER - FESTIVAL LEITOR
QUARTA EDIÇÃO - 2022



Data: 09 a 15 de maio de 2022


Participação da ACL - ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS

ARMAZÉM 3 PIER MAUÁ (VLT - L 1 - ESTAÇÃO PARADA DOS NAVIOS VALONGO)

Poetas da ACL no Sarau da Poesia na LER


Primeira foto: Sergio Fonta, Adriano Espínola e Juçara Valverde.

Segunda foto: Acad. João Cezar de Castro Rocha falando sobre a Semana de 22 e o Modernismo.

Terceira foto: Sergio Fonta, Godofredo de Oliveira Neto e o editor Carlos Barbosa no estande da Academia Carioca de Letras.



Clique nas fotos para ampliá-las





Data: 19 de dezembro de 2019


"No dia 19 de dezembro de 2019, no Clube Monte Líbano, aconteceu o Jantar de CONFRATERNIZAÇÃO da Academia Carioca de Letras.

ACADÊMICOS presentes: Ana Arruda, Teresa Cristina Meirelles de Oliveira, Ivan Proença, Juçara Valverde, Alcmeno Bastos, Tania Zagury, Reynaldo Valinhos, Edir Meirelles, Martinho da Vila, Sergio Fonta, Adriano Espínola. Secretária Bernadete.

Convidados alegraram e comemoraram conosco: Angela Guerra, Miriam de Carvalho, Idalina Gonçalves, Leão Zagury, Raquel Meirelles, esposa e filha do Martinho, Isis Proença, Ascensión Chanqués, Leslie Aloan, Cristina Aloan, Sra Amiga da Cristina Aloan e a Sra. Eva ...,

Vivenciamos momentos especiais com as dançarinas da Dança do Ventre.

Edir Meirelles presenteou com a RenovArte XI, da UBE-RJ os acadêmicos presentes.

Antonio Hamdar, Vice-presidente do Clube Monte Líbano e Samyr Badouy Coordenador Cultural vieram cumprimentar os presentes.

Noite agradável com desejos de Boas Festas e Feliz 2020 reforçaram a opurtunidade do convivio fraterno."

Texto: Juçara Valverde

.







Data: 04 de setembro de 2019


Primeira Conversa na Biblioteca "Stella Leonardos" - 04 de setembro de 2019








Data: 28 de agosto de 2019


CARDEAL DO RIO TORNA-SE RARO ACADÊMICO

Com o salão acadêmico da Academia Carioca de Letras totalmente repleto por escritores e intelectuais, a sessão solene de posse foi aberta nesta quarta feira pelo Presidente efetivo Claudio Murilo Leal, que depois do hino nacional brasileiro entregou a presidência ao Presidente de Honra Ricardo Cravo Albin.

A mesa foi composta pelos dois presidente, o de honra e o presidente efetivo, logo acompanhados pelo novo acadêmico a ser empossado, o Cardeal –Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Dom Orani, aliás, inaugurou há 2 anos a mais alta honraria da academia que é a Comenda da Ordem do Padre José de Anchieta.

A mesa de honra foi ainda composta pela escritora Nélida Piñon, pelo vice-presidente Sergio Fonta e também pelo acadêmico Bernardo Cabral, que faria minutos depois o minucioso discurso de recepção a Dom Orani.

Em seguida, tomou assento à mesa o vice-governador, Cláudio Castro, do Estado do Rio, representando o governador Witzel.

O primeiro discurso foi o de Bernardo Cabral, que em nome da Academia saudou a entrada do novo acadêmico. Em seguida, o Presidente Cravo Albin procedeu a cerimônia formal da entrega do colar acadêmico, imposto por ele mesmo ao Cardeal, que logo depois receberia o diploma acadêmico das mãos de Bernardo Cabral.

Após assinar o livro de posse que eterniza a sua pessoa como imortal carioca, Dom Orani subiu ao púlpito para proferir seu discurso de entrada na Casa do Padre São José de Anchieta, a Academia.

Ao longo da bela oração literária, o novo imortal homenageou sua antecessora na cadeira número 10, a poetisa Stella Leonardos, além de traçar todo um perfil do Patrono da Academia, o Padre Anchieta.

O Presidente de honra, antes de entregar a palavra de encerramento ao Presidente efetivo, convidou toda a enorme plateia para um coquetel, gentilmente oferecido por um católico militante, o empresário Renato Abreu, do grupo MPE.

.








Data: 26 de agosto de 2019










Data: 12 de agosto de 2019










Data: 17 de junho de 2019










Data: 27 de maio de 2019









Data: 13 de maio de 2019


Em 13 de maio de 2019, o vice-presidente Sergio Fonta coordenou a mesa Negritude & Abolição Em Questão, que contou com a participação do presidente Claudio Murilo Leal ("Orgulho e Negritude"), do escritor e produtor Haroldo Costa ("Abolição: realidade ou ilusão") e da Profª Renata Dorneles, integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros ("Slam e a potência na voz das minas pretas").



Nas fotos: Haroldo Costa, Renata Dorneles, Sergio Fonta e Claudio Murilo Leal





ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS
Rua Teixeira de Freitas, 5
sala 306 (prédio do IHGB)

Tel: (21) 2224-3139
academia@academiacariocadeletras.org.br