HOME   |    HISTÓRIA   |    DIRETORIA   |    ACADÊMICOS   |    FOTOS   |    EVENTOS   |    AGENDA   |    INFORMATIVO   |    REVISTA     

Homenagem a Stella Leonardos
98 anos
01/08/1923

Depoimentos
 
Sergio Fonta (Vice-Presidente)

"Em 1º de agosto de 2021 nossa Stella Leonardos teria completado 98 anos, mas o mês de agosto é todo um mês-Stella e, por isso, o encerramos com esta pequena homenagem a lembrar seu nome para que esta chama nunca se apague. Dentro de dois anos, teremos o seu centenário com toda a pompa e circunstância que ele merece. Por enquanto cuidamos singelamente de sua luz, embora Stella seja alguém que já brilha por si só no firmamento. Que este sorriso ensolarado que aparece no registro da circular da ACL continue a nos iluminar e nos fazer lembrar de sua presença e de sua poesia".

 

Acad. Teresa Cristina Meireles de Oliveira (Diretora da Biblioteca "Stella Leonardos")

"Quando fui designada para a direção da biblioteca da Academia Carioca de Letras, logo me acudiram as providências que deveria tomar diante de um acervo volumoso e bastante diverso. De pronto me vieram duas ideias que me pareceram evidentes. A primeira: a necessidade de uma coleção bibliográfica que privilegiasse os membros da nossa academia, ou seja, que a biblioteca fosse, antes de mais nada, o repositório das obras dos atuais ocupantes das quarenta cadeiras bem como das obras de seus predecessores. A Academia Carioca de Letras precisava zelar pela história da instituição a ser guardada para os pósteros.

A segunda ideia que me ocorreu foi a urgência de ter essa biblioteca um nome. Tudo precisa ser nomeado para ter existência. Mas, que nome? Não custou muito e surgiu naturalmente o que lhe estava destinado, talvez desde sempre, esperando apenas que o momento se apresentasse. Nossa biblioteca, quase centenária, até então sem identidade que a definisse, a mim se revelou como Biblioteca Stella Leonardos, sugestão que, surgida num átimo, viria a ser acatada e aclamada em reunião de diretoria. E assim foi: em singela cerimônia, no ano de 2019, uma placa oficializou o nome herdado daquela que foi uma iluminada presença entre nós, não só pela sua lhaneza, sua fidalguia, sua elegância mas também - e principalmente - por sua obra poética que engrandece o acervo de nossas estantes."


Ouça o poema "Casa Demolida", de Stella Leonardos,
na voz da Acadêmica Teresa Cristina Meireles de Oliveira

 
< Anterior Próxima >