HOME   |    HISTÓRIA   |    DIRETORIA   |    ACADÊMICOS   |    FOTOS   |    PALESTRAS   |    AGENDA   |    INFORMATIVO   |    REVISTA   |    CONTATO    

CADEIRA 14

Patrono: Dom Pedro II
Ocupantes: J. Paulo de Medeiros, Paulo Coelho Neto, Álvaro Faria, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Acadêmico atual: Sergio Fonta



SERGIO FONTA – Nasceu no Rio de Janeiro, é escritor, dramaturgo, jornalista, ator e diretor. Tem oito livros editados, entre eles Sangue central, Passageiros da estrela, O peixe que virou artista, todos pela Ed. José Olympio, além dos volumes Rubens Corrêa / Um salto para dentro da luz, (Ed. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), indicado para o Prêmio APTR 2011 na Categoria Especial, e O esplendor da comédia e o esboço das ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930 (Ed. Funarte, 2012) . Uma crônica de Clarice Lispector com poema do autor, anteriormente publicado na coluna da escritora (Jornal do Brasil), consta dos volumes A Descoberta do Mundo (Ed. Nova Fronteira) e Eu Sou uma Pergunta (Ed. Rocco, Teresa Cristina Montero). Escreveu também o ensaio “A perene idade das estrelas”, sobre a atriz Dulcina de Moraes, publicado no livro A mulher e o teatro brasileiro do século XX (Ed. Hucitec).

Cinco textos seus e dois roteiros para teatro foram encenados no Brasil, além de duas outras peças premiadas, traduzidas e transmitidas pela Radio de Colônia, na Alemanha, quando ganhou o Prêmio Especial do Júri no I Concurso de Peças Radiofônicas (Instituto Goethe/WDR). Entre Teatro e Poesia conquistou 13 premiações, entre elas o 1º lugar no IV Concurso Opinião de Dramaturgia, o 1º lugar no Prêmio UBE de Dramaturgia Inédita e a “Medalha Joaquim Norberto” como Autor e Pesquisador.

Como ator trabalhou em inúmeras novelas de Janete Clair, Marcílio Moraes e Walcyr Carrasco e em mais de 30 espetáculos, alguns deles em obras de Honoré de Balzac, William Shakespeare, Jean-Paul Sartre e Nelson Rodrigues. Dirigiu inúmeras peças e leituras públicas, ganhando o Prêmio Marco Polo, como Melhor Diretor.

Como jornalista realizou mais de 300 matérias para inúmeros veículos, como Jornal de Ipanema, Jornal de Letras, O Globo e Jornal do Brasil, entrevistando, entre outros, Burle-Marx, Chico Buarque de Holanda, Djanira, Elis Regina, Fernanda Montenegro, Fernando Sabino, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes. Em 2006, entrevistou dezenas de atores para o Canal Virtual Funarte, entre eles Tônia Carrero, Paulo Autran, Eva Todor e Sergio Britto. Durante quatro anos redigiu e foi o diretor-geral do “Boletim Corta-Jaca”, publicação virtual do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, do qual foi o primeiro Presidente. Há seis anos produz e apresenta o programa “Tribo do Teatro”, na Rádio Roquette-Pinto FM.

Fez parte de dezenas de curadorias para premiações, análise e seleção de projetos culturais. Foi membro do júri do Prêmio Shell de Teatro durante 14 anos, é Presidente do Júri da FITA, a Festa Internacional de Teatro de Angra, e integra a comissão de jurados do concurso “Seleção Brasil em Cena”.

Trabalhos seus foram publicados na Revista Brasileira (Academia Brasileira de Letras), nas Revistas da Academia Carioca de Letras e da Academia Luso-Brasileira de Letras, na Revista de Teatro / SBAT, Cadernos de Teatro / Tablado, na Revista Dramaturgia & Teatro e na Antologia da Nova Poesia Brasileira, entre outras. Assina o capítulo “Teatro no PEN: um Palco nas Mãos de Eurídice”, no livro a ser lançado em 2016, comemorando os 80 anos de PEN Clube do Brasil.

É membro-titular do PEN Clube do Brasil, quando preencheu a vaga deixada por Dias Gomes, da Academia Brasileira de Arte, na cadeira 40, cujo patrono é Artur Azevedo, e da Academia Carioca de Letras, na cadeira 14, cujo patrono é D. Pedro II, para a qual foi eleito em 2014, sendo recebido pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Prepara, para 2016, o volume de ensaios O chão de Dionysos.









OFICINA de CRÔNICA‏

Clique aqui para ver cartaz.




CICLO DE PALESTRAS 2° SEMESTRE 2015
Clique na imagem abaixo: